Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Erythroxylum tianguanum Plowman CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 26-09-2012

Criterio: B1ab(iii,v)

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Erythroxylum tinguanum é endêmica da Caatinga com distribuição geográfica muito restrita, ocorrendo apenas no Planalto de Ibiapaba, no Estado do Ceará. Apresenta EOO de 68,67 km², e está sujeita a apenas uma situação de ameaça. A espécie vêm sofrendo um declínio contínuo na extensão do seu hábitat, inclusive na localidade-tipo, o que permite suspeitar que esteja havendo também um declínio no número de indivíduos maduros da população. É necessário que E. tianguanum seja contemplada com a criação de uma unidade de conservação (SNUC) de proteção integral, que abranja, se não toda, ao menos a maior parte da sua distribuição. Espécie prioritária para ações de conservação ex situ.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Erythroxylum tianguanum Plowman;

Família: Erythroxylaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Erythroxylum tianguanum ocorre no Ceará (Loiola, 2012), no alto do planalto de Ibiapaba (Loiola et al., 2009), e em Tocantins (CNCFlora, 2011). A espécie é considerada rara, devido à sua distribuição geográfica restrita (Loiola et al., 2009).

Ecologia

Espécie arbustiva, ocorrente em vegetação de Carrasco associada ao domínio da Caatinga (Loiola, 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes No município de Tianguá, onde foi coletado o material-tipo da espécie, foram desmatados 350 hectares de vegetação de Caatinga sensu lato apenas no período 2008-2009 (MMA; IBAMA, 2011).

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Criticamente em Perigo" (CR), segundo a Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- LOIOLA, M.I.B. Erythroxylaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- LOIOLA, M.I.B.; ROSÁRIO, A.S.GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P. SILVA, J.M.S. Erythroxylaceae. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009. 181-182 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, IBAMA. Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite. Acordo de Cooperação Técnica MMA/IBAMA: Monitoramento do Bioma Caatinga 2008 a 2009, Brasília, DF, p.46, 2011.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Erythroxylum tianguanum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Erythroxylum tianguanum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 26/09/2012 - 14:06:23